4.30.2006

Últimas antes da noite

FORÇA BRIOSA!
Rumo à vitória, para que para a semana enchamos o Municipal de estudantada trajada e com os copos para a invasão de final de época, festejando a manutenção!

Que assim seja.

P.S. - Ouvindo Belle and Sebastian para descomprimir...

O gadget que faltava

Para Ipod-dependentes. A sua interacção com o rádio do carro, que permitirá ir de Coimbra a Andorra sem ouvir duas vezes a mesma música.
Um auto-rádio Alpine que permite reproduzir e gerir todas as músicas guardadas no iPod, convenientemente escondido algures no interior do carro. E que carrega a sua bateria enquanto estamos de viagem, permitindo desfrutar dele em pleno ao sair do carro.
Com o costumeiro low profile, como todos nós gostamos.

Miudinho

O nervoso que vai chegando aqui.
Que com o avançar da tarde aumentará certamente.
Há vários anos que a situação da Académica não era tão preocupante como agora.
O espectro da descida anda por perto.
Mantenho os meus votos de, caso desçamos, tirar uma licença sabática por tempo indeterminado ao futebol português, deixando-o a personagens como aquele que ontem pelo telefone me disse que nem se importava muito que o seu FCP perdesse hoje no jogo da consagração porque o vitória de guimarães faz falta na primeira divisão, é um grande clube e assim o seu clubezeco comprava o Saganowski mais em conta.
A esses personagens a quem este miserável país continua a dar razão e a alimentar a sua forma peculiarmente suja de ver futebol deixarei, mais cedo ou mais tarde, esta podre realidade, para que nela chapinhem e se divirtam.
Enquanto durar.

Case Law

Não faltará muito para cometer um acto financeiramente ruinoso e entrar na posse de uma destas pastinhas absolutamente fabulosas...

Só mais uma coisinha

(ainda a propósito dos graffers)

É vergonhoso o tratamento noticioso destes casos nas nossas televisões.
Bem sei que o jornalista, regra geral, guia pela esquerda, mas colocar a tónica na repressão policial é para rir, certamente...

Repressão visual direi eu, ao tropeçar a todo o tempo na merda das pinturezas!

Ainda a propósito do 25 do 4

Já por várias vezes me insurgi por aqui (e por outras paragens) contra a praga dos graffitti e conspurcações da coisa pública e privada análogas.
Mais me insurjo quando vejo o cruzamento desta triste forma de expressão com estas coisas da liberdade e afins.

Mobilizo desde já um caso: a Avenida da Índia em Lisboa apresenta pinturas murais da autoria, creio, do PCTP/MRPP, sobre a luta da classe operária, que recentemente foram restauradas, atenta a sua antiguidade (fins de setenta). Noutros locais, iguais testemunhos históricos de relevo e carentes de protecção.
Intervenção de rua, pinturas murais, passar uma mensagem através de uma parede. Tudo bem, concordo e aprecio o trabalho artístico envolvido.

Esta semana em Coimbra, junto à Universidade, foi altamente mediatizado um confronto entre polícia e um grupo de jovens que queria, à viva força, pintalgar (pela enésima vez!) a parede da antiga FCTUC, "celebrando" Abril.
Disse pintalgar para não dizer sujar ou danificar.
Só tenho pena que a intervenção da polícia não tenha sido mais enérgica e repetida de madrugada nos mesmos locais, para identificar e apresentar a tribunal os autores de toda a sujeira que vemos por esta cidade (e repetida elsewhere).
Porque carga de água têm os contribuintes portugueses de pagar a limpeza dos espaços públicos desta sujeira apodada de arte?
Mais uma vez repito: preocupassem-se esses meninos em acabar os seus cursinhos e encaminhar a vidinha do que com a boa vida de estudante e tinta spray e os paizinhos agradeciam. O país também.

25 do 4

Esta semana passei pela Faculdade de Direito na véspera da comemoração do dia da Liberdade. Reparei que as meninas estudantes (os meninos já não...) traziam em grande maioria um cravo vermelho na lapela.
Nada contra, aviso desde já.
Mas pergunto: quem lhes terá ofertado a flor? Alguém com propósitos politiqueiros? Uma campanha qualquer de marketing do novo shopping center da cidade?
E será que aqueles meninos e meninas (mais estas que aqueles) - certamente ao corrente do simbolismo do cravo (a maioria...já estou por tudo) - terão percebido serem veículos de certa (outra) mensagem?
Vem isto a propósito do lapidar espaço de opinião de Fernando Madrinha no Expresso de hoje, discorrendo sobre a ausência do dito cravo da lapela do nosso Presidente da República no próprio dia e decorrentes leituras políticas desse minúsculo facto.
A mensagem que captei acima no pátio da minha faculdade foi a da colagem ou identificação, qual direito de propriedade, do 25/4 por parte da esquerda. Ali pela via do "arregimentar" de malta jovem. Para parecerem muitos.
Como muito bem nota aquele jornalista, o 25 de Abril é de todos. Não é só da malta do cravo. E bem melhor será nestes tempos pensar o 25 de Abril que o pendurar na lapela do casaco. Bem andou António Lobo Xavier quando disse que o cravo não é o traje oficial do 25 de Abril...

Riot on an empty stage

Com uma actualidade absoluta recebo duas extasiadas SMS de duas almas que estiveram no concerto de Kings of Convenience na Aula Magna de Lisboa, que terá acabado há cerca de meia hora.
Sabia há muito não poder aparecer por lá (snif snif...), mas não contava que tais mensagens dessem conta de que a assistência do dito concerto acabou em cima do palco, acompanhando Erland Oye e seus amigos!
Assim sendo, por cá o BOSE SoundDock vai debitando baixinho esse fantástico Riot on an Empty Street...

4.29.2006

Eu vou

Não. Claro que não é à porcaria do Rock in Rio.
Dia 17 de Julho, vou sim às Portas de Santo Antão ver Belle and Sebastian.

Classe e atitude

Hoje acordei a horas de assistir à segunda consagração de José Mourinho e do Chelsea na Premiership.

O que se passou em Stanford Bridge seria análogo ao jogo do título do Benfica ser em casa contra o FCP e ganhar 3-0. Agora é imaginar a loucura...

Mas passaram-se mais coisas dignas de registo:

José Mourinho de cachecol de Portugal nos festejos iniciais e depois a oferecer a sua medalha de campeão e o seu blazer (!!) aos fans;
Um enorme golo do imperial Ricardo Carvalho, para mim, não me canso de o dizer, o melhor defesa central do mundo, a coberto do seu enorme low profile;
A estrondosa e elegantíssima ovação dos 40.000 adeptos londrinos, a meia dúzia de minutos de festejar um título, ao infortunado Rooney ao abandonar o campo de maca;
A imediata entrega da taça ao campeão, um saudável hábito observado na Premiership.

Tudo isto para depois, ao pensar na nossa cada vez mais pobre realidade futebolística, concluir que mais vale passar ao lado dos benficas, majores valentins e quejandos...

Devaneios de quase-verão

Em muitas terras com excepção de Cascais (Santini) e da Figueira da Foz (a mítica Emanha), a melhor gelataria é mesmo a loja de conveniência da bomba de gasolina. Isto porque, em muitas terras, é o único sítio onde podemos comprar um gelado Haagen-Dazs.

4.28.2006

Matando Brevemente Saudades

De escrever um post através do Blogger...

4.26.2006

Culpa in Eligendo

Brevemente, um despique animado:

4 decanters;
4 vinhos tintos;
1 Dão, 1 Bairrada, 1 Douro e um Alentejo, de preferência todos do mesmo ano (2003);
Objectivo: prova cega, identificar as regiões.
Segundo objectivo: Não ficar com os copos.

Brevemente. Antes que fique muito calor.

Considerando que:

- A Académica está em situação preocupante no campeonato, muito por força de fraquíssimos jogos e de um plantel de péssima qualidade, que pode muito bem ditar a descida aos infernos da II Liga a uma equipa que alardeou no início da época possuir um orçamento de 5 milhões de euros (quantos??);
- O arquivamento dos autos do processo "Apito Dourado" por insuficiência de provas (I beg your pardon?):
- Os gloriosos festejos do campeonato pelo FCP, com o cigano Quaresma a gritar SLB FDP SLB para gáudio dos javardos e selvagens que o acompanhavam em coro e aplaudiam em histeria;
- As arbitragens perfeitamente escandalosas a que vimos assistindo;
- As suspeitas de toda a ordem a turvar o nosso discernimento quando assistimos a um jogo do campeonato;

Declaro,
para os devidos efeitos, que estou muito perto de anunciar o meu abandono das lides futebolísticas, à semelhança do que fez pessoa amiga já há alguns anos. Por muito menos do que nos é dado assistir nos dias de hoje!

180 euros por um lugar anual + 130 euros de quotas + 276 euros de assinatura da Sport TV = 586 € !
Para alimentar este esgoto a céu aberto ao qual um pai de família não deve levar um filho antes que este tenha 15 anos de idade, por força do que por lá se vê e ouve?
Não. Confesso que gosto de futebol, mas estou no limite.
Estou perto de deixar os amiguinhos portistas mais os seus próceres nortenhos sós, entregues à sua boçalidade e ordinarice extremas, assistindo, ao longe ao apodrecer definitivo do futebol português, entregue aos mais sinuosos e obscuros interesses.

Sobram dois ou três estados de paixão: a nossa Selecção Nacional (prejudicada porém além-fronteiras por este estado de coisas a nível interno) e os jogos da Champions League, momento de ver jogos a sério, por norma bem arbitrados. Coisas com um mínimo de nível, portanto.

Quanto ao resto, vão sobrando os automóveis, sobretudo o crescente interesse da Formula 1!

4.21.2006

A verdade

Matematicamente, o Vitória de Guimarães já não pode chegar aos lugares de acesso à Taça UEFA.
Está comprometido o desígnio do seu lustroso presidente.

Em sossego.

Desviando atenções, esperando o desfecho de mais um fim de semana futebolístico:

- Os andrades lá ganharam mais um campeonato. Paciência. Sem mais.

- Há muito que o Benfica deixou de entrar nestas contas. Desde o jogo em Guimarães. O do "cordão humano".

- Hoje joga-se um dos mais quentes jogos da época: a deslocação do Boavista a Jalalabad (aka o berço da Nação), terra de fanáticos. Vou torcer apaixonadamente pelo Boavista. A derrota do Bitória, porrada de criar bicho e muitos cartões são os meus desejos para este serão.

- Segunda, invasão ao Municipal, esperando a salvação imediata da minha Académica, pondo fim a um muito amargo e mal jogado ano de bola, esperando que a nova época nos traga mais do que os costumeiros um ou dois jogos melhorzinhos.

- Uma palavra mais para o encanto, o prazer, a alegria de ver Ronaldinho Gaúcho a jogar à bola, com na passada terça-feira contra o Milan.

4.17.2006

Incidente processual

Incidentalmente coloco aqui, a título meramente acidental, um comentário incidente sobre um blog que me fez rir a bandeiras acidentalmente despregadas. O Incontinental de seu nome!!

4.12.2006

Sobre os Venerandos

A mediatizada decisão do nosso Supremo Tribunal sobre maus tratos a deficientes levanta-me uma questão assaz pertinente:

Será adequado a reprimir as diabruras de um destes venerandos senhores trancá-los também num quarto escuro enrolados na sua beca?
Ou puxar-lhes as duas orelhinhas com força?
Será ir longe demais ajoelhar os ditos em cima de dois bagos de milho amarelinhos?

Escapadinha. Dedicado aos viajantes pascais

Check-in a partir do meio-dia.

I was watching
with one eye on the other side
I had fifteen people
telling me to move
I got moving on my mind
I found shelter
In some thoughts turning wheels around
I said 39 times that I love you
to the beauty I had found

Well its 1 2 3 4 take the elevator
at the hotel yorba
I'll be glad to see you later
all they got inside is vacancy

I been thinking
of a little place down by the lake
they got a dirty little road leading up to the house
I wonder how long it will take
till we're alone
sitting on the front porch of that home
stomping our feet on the wooden boards
never gonna worry about locking the door

Well its 1 2 3 4 take the elevator
at the hotel yorba
I'll be glad to see you later
all they got inside is vacancy

You'll prob'ly say
I'm silly think childish thoughts like these
but I'm so tired of acting tough
and i'm gonna do as i please
Let's get married
in a big cathedral by a priest
coz if i'm the man you love the most
you can say i do at least

And its 4 5 6 7
grab your umbrella
grab hold of me
cause I'm your favorite fella
all they got inside is vacancy


The White Stripes, Hotel Yorba

iTunes we salute you

Mais um agradecimento ao fabuloso iTunes por me ter trazido de volta, ao fim de muitos anos de busca, o fantástico Chicken Rythms dos desaparecidos Northside.
Tal como a vitória do Benfica para os lados das Antas este ano, ainda o Professor Cavaco era primeiro-ministro quando ouvi este disco pela última vez!!!
E por ora, shall we take a trip?

Ide e Visionamentalizai

O regresso da boa forma ao Gato Fedorento, depois de um arranque frouxo na RTP.
Sexta. Depois da sopinha.

4.11.2006

Positive Tension

Ainda sob os perniciosos efeitos do jogo de Domingo, apenas para confirmar, em definitivo, que pese embora goste muito do Benfica, sofrer, ficar realmente maldisposto, irado com efeito prolongado, só mesmo por causa da Académica!
De tal forma que, pela primeira vez estive para assistir a um treino da Briosa ao vivo, só porque era mais um a dar apoio àqueles desgraçados que foram superlativamente roubados no passado domingo, à vista de todos.
Uma reunião afastou-me do Municipal. À falta do jogo de Sábado ao vivo em Vila do Conde, lá terei que assistir ao próximo treino, lá para sexta-feira!
É este o sabor da revolta e da injustiça. E também da paixão pela Briosa. Para que conste.

4.10.2006

Filho da grande

Muito já se disse, aqui e ali, sobre o jogo de ontem entre a AAC/OAF e a Naval da Figueira da Foz.

Começo a lidar de uma forma estranha com estes fenómenos. Fico estático, sem grande capacidade de reacção.
Ontem, do meio do viaduto do Calhabé, no final do jogo, dei graças a Deus por o meu lugar ser na metade superior do estádio, no primeiro andar.
Não sei até onde ia se estivesse perto do relvado.
Mais: pela primeira vez desejei esborrachar os cornos a um árbitro e a dois fiscais de linha. Apedrejar o carro dele. Chamar-lhe filho de granda ´puta mesmo na cara dele.
Sou um selvagem, um ordinário? Pois sou.


Última nota: Não se percebe a reacção da Mancha Negra de fazer uma "espera" aos adeptos do adversário. Para mim, ficou claro que a arbitragem foi encomendada para os próximos jogos, não para este. O cabeça de pila teve hipótese de roubar mais a favor da Naval de forma directa. Foi feio o que a Mancha fez, até porque mais de metade dos apoiantes da Naval eram crianças. Que tiveram de ser escoltadas para fora do estádio pela polícia de choque. Lamentável. Fossem antes atrás daquele árbitro.

4.07.2006

Em Câmara Lenta como na TV

The more I see
The less I know
About all the things I thought were wrong or right
& carved in stone
So, don't ask me about
War, Religion, or GodLove, Sex, or Death

Because...
Everybody knows what's going wrong with the world
But I don't even know what's going on in myself.

You've gotta work out your own salvation.
With no explanation to this Earth we fall
On hands & knees we crawl
And we look up to the stars
And we reach out & pray
To a deaf, dumb & blind
God who never explains.

Every body knows what's going wrong with the world
But I don't even know what's going on in myself.

Lord, I've been here for so long
I can feel it coming down on me
I'm just a slow emotion replay of somebody
I used to be


The The, Slow Emotion Replay
Insequecível.

Não deu

Pois.
Uma pequena palavra de agradecimento ao treinador Ronald Koeman por ter maximizado as fracas armas ao dispor até quase às meias finais da Champions, ainda que em detrimento do campeonato e Taça de Portugal.
Ainda assim, ontem o pobre banco benfiquista podia ter oferecido mais à equipa. Robert não tem lugar no Benfica, Marcel é anedótico.
Se era para arriscar, porque não meter o chouriço-de-ouro Mantorras? Bastava um golo e a coisa dava-se, porra!
Enfim, foi bom enquanto durou.
De ora em diante, não ganhando o Benfica o campeonato (miragem total!), que o ganhe o Sporting, começando por dar nas orelhas ao burro Co no sábado à noite. Entretanto já se aguarda a exibição das tarjas comemorativas da vitória catalã pelos SuperDragões, em nome de uma certa coerência.

Da noite de ontem salvou-se o Meandro 2002 que à última hora substituiu os previsíveis tintos.

Uma última nota para a sessão de masturbação intelectual oferecida pelo caloroso debate (no sentido das bebidas espirituosas) da SIC Notícias no rescaldo do jogo: Humberto Coelho, Toni, Jorge Coroado e o inacreditável Rui Santos. Para este último, apenas digo que preferia que o Benfica perdesse 10 a zero com o Barça a ter de o gramar todos os dias na TV. Que superlativo nojo, Santo Deus!!!

4.05.2006

A rush and a push and the land is ours

Pede-se hoje à noite. Falta um bocadinho assim.

O empate basta, desde que com golos.

Calemos a Catalunha, força rapazes!

FORÇA BENFICA!

Departure to Glory, immediate boarding gate four

Não deixa de ser um sinal dos tempos ver tanto povo a desembarcar na Catalunha para ver o Benfica.
Essa imensa alegria de assistir, fora, a um jogo europeu.
Que certamente dobra aquela que sentimos ao participar na mão caseira.
Imagine-se a alegria da malta que foi a Anfield Road.

E de chegar novamente ao aeroporto a horas manhosas, cansado e com muitos menos Euros na carteira.
Quero um dia embarcar numa excursão destas.

4.04.2006

A escolha do 11 e a escolha entre 2

Será porventura difícil.
Cá para mim, era Moretto, Léo, Luisão, Anderson, Ricardo Rocha; Manuel Fernandes, Petit e Karagounis; Simão, Geovanni e Miccoli. Beto sempre pronto para entrar a varrer tudo e todos, a partir do intervalo.

A outra escolha para amanhã, a acompanhar a entrada ao serviço dos copos Atlantis Criterium Douro, será entre o Chaminé 2003 das Cortes de Cima e o Prazo de Roriz 2003. O dilema persiste.

Promete-se desde já nada menos que um Quinta do Crasto Reserva se passarmos às meias!

4.03.2006

Steffi Graffer

Manifesto a minha cada vez mais radical intolerância para com os rabiscos e demais graffitti que emporcalham as paredes das nossas cidades.
Desde logo as calles principais do Bairro Alto, a partir do Largo Camões.
Perfilhando a opinião do Mayor Rudolph Guiliani (não será preciso apresentá-lo. Caso contrário, passem pelo Google...)
Tolerar a sujeira do spray é passar a mensagem do laxismo e da tolerância à marginalidade. É contribuir para o aumento do crime.
Ele o disse e eu acredito.
Criminalização e punição efectiva para os criminosos da tinta em Portugal já!