A verdadeira Volta a Portugal (II)
Tais leituras levaram-me a um volume encadernado da L´Automobile de 1984.
Aí, no número de Abril, está relatada a seguinte epopeia:
6 a 11 de Março de 1984
Percurso:
4 etapas
2400 kms
45 troços cronometrados
684 kms ao cronómetro
137 em asfalto
547 em terra
Passagens asseguradas (e ilustradas pelo olho clínico dos mestres Rainer Schlegelmilch e Reinhard Klein, nos magníficos livros "Rally" e "Rally Cars"):
Pela Serra de Sintra, Fafe e Cabeceiras de Basto, Serra da Cabreira, São Lourenço da Montaria, Marginal da Régua (sponsor oblige...), Arganil e um troço com 56 kms a ser percorrido duas vezes, uma delas de noite, pela Casa do PPD, pela Serra do Açor intocada pelos fogos, Serra da Lousã, Candosa, pela Ponte de Góis, Figueiró dos Vinhos, Martinchel e Castelo do Bode, Coruche e Autódromo do Estoril, para o slalom final e distribuição de prémios.
Sport Data:
Para a história fica um dos mais fabulosos duelos travados entre nós, com a vitória a sorrir a Hannu Mikkola e ao seu Audi Quattro amarelo HB, com 27 segundos de avanço sobre Markku Alen ao volante do Lancia 037 Rally Martini Racing de tracção traseira.
Ficou para sempre a memória do recital de condução de Henri Toivonen na ronda de Sintra, onde deu vários segundos de avanço a toda a concorrência até um dos seus excessos de ímpeto o ter levado a chocar num muro e a abandonar a prova ainda no seu início.
Isto sim era UMA Volta a Portugal, embora à data o seu nome completo fosse Rallye de Portugal Vinho do Porto e o seu Director Alfredo César Torres...
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