Futebol? Benfica? Três grandes? Claques? Árbitros?
Não. Nem lá perto. 
1984. 25 anos atrás. 
As bodas de prata daquela que terá sido a mais espectacular edição de sempre do Rali de Portugal Vinho do Porto (assim se chamava ele nestes tempos). 
Audi Quattro e Lancia 037 Rally. Hannu Mikkola, Markku Alen, Henri Toivonen. Peninha, Arganil, Viseu. 
Povo. 
Tracção total e tracção traseira. Paixão. Tinto, branco e muitas minis. Umas quantas sandes de tudo de mais alguma coisa. Rádios a pilhas. Lanternas e fogueiras. Piropos às miúdas que subiam e desciam o troço. Noite, dia, nascer e pôr-do-sol. Cobertores gamados à avó. Asfalto e terra. Frio e calor. 
e a segunda parte do momento cultural:
Para uma ideia do que era uma prova nestes gloriosos tempos, fica o itinerário completo e o horário de 1984:
Leg 1   Wednesday 7-Mar-1984
 
09:15   SS1   Lagoa Azul 1   5.00 km   
09:30   SS2   Peninha 1   6.50 km   
09:50   SS3   Sintra 1   10.50 km   
12:15   SS4   Lagoa Azul 2   5.00 km   
12:30   SS5   Peninha 2   6.50 km   
12:50   SS6   Sintra 2   10.50 km   
15:15   SS7   Lagoa Azul 3   5.00 km   
15:30   SS8   Peninha 3   6.50 km   
15:50   SS9   Sintra 3   10.50 km   
19:25   SS10   Gradil   6.50 km   
20:30   SS11   Montejunto   13.50 km   
23:11   SS12   Fig. dos Vinhos 20.50 km   
23:45   SS13   Campelo   10.50 km    
    Thursday 8-Mar-1984 
02:20   SS14   Préstimo   12.50 km   
02:53   SS15   Vouga           8.00 km   
 
Leg 1 total:   137.50 km  
 
Leg 2   Thursday 8-Mar-1984
 
15:50   SS16   Orbacém 1   11.50 km   
16:30   SS17   Gávea 1   11.00 km   
17:20   SS18   Extremo 1   6.50 km   
17:50   SS19   Arcos/Portela 1 27.00 km   
18:33   SS20   São Lourenço 1  27.00 km   
19:45   SS21   Orbacém 2   11.50 km   
20:25   SS22   Gávea 2   11.00 km   
21:10   SS23   Extremo 2   6.50 km   
21:35   SS24   Arcos/Portela 2 27.00 km   
22:15   SS25   São Lourenço 2  27.00 km   
Leg 2 total:   166.00 km  
 
Leg 3   Friday 9-Mar-1984
 
10:45   SS26   Fafe-Lameirinha 10.50 km   
11:02   SS27   Fafe-Lagoa   8.00 km   
11:22   SS28   Cabreira   26.50 km   
12:38   SS29   Marão           36.50 km   
14:00   SS30   Baião           17.50 km   
16:33   SS31   Lamego   17.50 km   
17:33   SS32   Mões 1   11.00 km   
17:53   SS33   Nogueira 1   7.00 km   
18:10   SS34   Viseu 1   26.50 km   
19:26   SS35   Mões 2   11.00 km   
19:46   SS36   Nogueira 2   7.00 km   
20:03   SS37   Viseu 2   26.50 km   
Leg 3 total:   205.50 km  
 
Leg 4   Saturday 10-Mar-1984
 
06:32   SS38   Arganil 1   56.50 km   
07:55   SS39   Candosa 1   6.50 km   
08:41   SS40   Lousa 1   10.50 km   
11:22   SS41   Arganil 2   56.50 km   
13:01   SS42   Candosa 2   6.50 km   
13:47   SS43   Lousa 2   10.50 km   
18:00   SS44   Martinchel   9.00 km   
19:45   SS45   Coruche   20.00 km   
    
Leg 4 total:   176.00 km  
    
Rally total:   685.00 km  
Uma "quase-volta-a-Portugal", com início no Estoril e Serra de Sintra, sempre a subir em direcção ao Centro de Portugal (Figueiró e Campelo, Castanheira de Pêra), passando por Sever do Vouga, para terminar na Póvoa do Varzim, madrugada dentro.
No segundo dia, até à Serra de Arga, bem perto de Vila Praia de Âncora, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, regressando à Póvoa.
Terceiro dia a começar novamente na Póvoa, direcção Fafe, depois serra da Cabreira, serra do Marão, passando pela marginal da Régua para honrar o patrocinador da prova, para sul, até Viseu, via Lamego.
Último dia com a passagem pelos míticos 56 kms. do troço de Arganil (da Aldeia das Dez à entrada de Arganil, sempre pela serra do Açor), Candosa, Lousã, até Tomar para o almoço e os 2 últimos troços, Martinchel e Coruche (sim, a dos toiros...)
Por aqui se vê a dimensão brutal do que foi o rali de Portugal nestes tempos. Num tempo, recorde-se em que não havia auto-estradas, Vias Verdes, Áreas de Serviço 24 horas, etc. Imagine-se o que seria acompanhar esta prova no seu trajecto integral...
Hoje, esta prova resume-se a 9 troços que quase se tocam uns aos outros na serra do Caldeirão... Uma tristeza!
3.02.2009
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2 comentários:
Que recordações. O Tó Rodrigues, com o José Cotter ao lado, a mostrar porque razão talvez tenha sido o melhor piloto português de sempre - pelo menos o mais eclético. Toivonen brilhante em Sintra. E a lista de inscritos: Audi, Lancia, Toyota, VW, Nissan, um festim! Outros tempos, que infelizmente já não voltam. Mas estamos cá para os recordar. As viagens loucas nas EN e outras estradas para dar os tempos nos finais dos troços para a rádio com telefones de campanha, daqueles de manivela e tudo. Um rali a sério, com dureza, variedade, onde resistir por si só não chegava, mas a velocidade pura também podia não pagar dividendos.
25 anos, estou velho! Começava a dar os primeiros passos no jornalismo no “Motor”. Um privilégio para um “puto” que respirava motores desde tenra idade. Uma paixão que se tornou profissão, mas que nunca esmoreceu. Nove anos depois vivi, já no Autosport, outra experiência bem gira: fazer o Rali de Portugal, antes do mesmo ir para a estrada, num Opel Astra de série, mas pelo mesmo percurso e com horas como se estivesse em prova. Eu no banco do navegador, o Rui Freire ao volante. Uma viagem de loucos, na altura em que a primeira etapa, já sem Sintra e toda em asfalto, começava no Estoril e acabava na Póvoa depois de 900km. De seguida vinha a terra, muita terra, dura, espectacular. Uma delícia. Se tiverem esse jornal Autosport, final de Fevereiro, princípio de Março, façam uma visita.
JCC
Claro está que já não tenho esse Autosport, mas lembro-me muito bem de o ter lido na época!
Mais: o Opel Astra dessa magnífica viagem era vermelho!
Belas recordações despoletadas por este post!
Brevemente por aqui, a prometida lista dos bens de primeira necessidade para a viagem ao sul, para a edição deste ano do nosso Rali de Portugal. Que é o que temos...
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