3.02.2009

Momento de cultura popular

Futebol? Benfica? Três grandes? Claques? Árbitros?

Não. Nem lá perto.
1984. 25 anos atrás.
As bodas de prata daquela que terá sido a mais espectacular edição de sempre do Rali de Portugal Vinho do Porto (assim se chamava ele nestes tempos).
Audi Quattro e Lancia 037 Rally. Hannu Mikkola, Markku Alen, Henri Toivonen. Peninha, Arganil, Viseu.
Povo.
Tracção total e tracção traseira. Paixão. Tinto, branco e muitas minis. Umas quantas sandes de tudo de mais alguma coisa. Rádios a pilhas. Lanternas e fogueiras. Piropos às miúdas que subiam e desciam o troço. Noite, dia, nascer e pôr-do-sol. Cobertores gamados à avó. Asfalto e terra. Frio e calor.



e a segunda parte do momento cultural:



Para uma ideia do que era uma prova nestes gloriosos tempos, fica o itinerário completo e o horário de 1984:

Leg 1 Wednesday 7-Mar-1984

09:15 SS1 Lagoa Azul 1 5.00 km
09:30 SS2 Peninha 1 6.50 km
09:50 SS3 Sintra 1 10.50 km
12:15 SS4 Lagoa Azul 2 5.00 km
12:30 SS5 Peninha 2 6.50 km
12:50 SS6 Sintra 2 10.50 km
15:15 SS7 Lagoa Azul 3 5.00 km
15:30 SS8 Peninha 3 6.50 km
15:50 SS9 Sintra 3 10.50 km
19:25 SS10 Gradil 6.50 km
20:30 SS11 Montejunto 13.50 km
23:11 SS12 Fig. dos Vinhos 20.50 km
23:45 SS13 Campelo 10.50 km
Thursday 8-Mar-1984
02:20 SS14 Préstimo 12.50 km
02:53 SS15 Vouga 8.00 km

Leg 1 total: 137.50 km

Leg 2 Thursday 8-Mar-1984

15:50 SS16 Orbacém 1 11.50 km
16:30 SS17 Gávea 1 11.00 km
17:20 SS18 Extremo 1 6.50 km
17:50 SS19 Arcos/Portela 1 27.00 km
18:33 SS20 São Lourenço 1 27.00 km
19:45 SS21 Orbacém 2 11.50 km
20:25 SS22 Gávea 2 11.00 km
21:10 SS23 Extremo 2 6.50 km
21:35 SS24 Arcos/Portela 2 27.00 km
22:15 SS25 São Lourenço 2 27.00 km

Leg 2 total: 166.00 km

Leg 3 Friday 9-Mar-1984

10:45 SS26 Fafe-Lameirinha 10.50 km
11:02 SS27 Fafe-Lagoa 8.00 km
11:22 SS28 Cabreira 26.50 km
12:38 SS29 Marão 36.50 km
14:00 SS30 Baião 17.50 km
16:33 SS31 Lamego 17.50 km
17:33 SS32 Mões 1 11.00 km
17:53 SS33 Nogueira 1 7.00 km
18:10 SS34 Viseu 1 26.50 km
19:26 SS35 Mões 2 11.00 km
19:46 SS36 Nogueira 2 7.00 km
20:03 SS37 Viseu 2 26.50 km

Leg 3 total: 205.50 km

Leg 4 Saturday 10-Mar-1984

06:32 SS38 Arganil 1 56.50 km
07:55 SS39 Candosa 1 6.50 km
08:41 SS40 Lousa 1 10.50 km
11:22 SS41 Arganil 2 56.50 km
13:01 SS42 Candosa 2 6.50 km
13:47 SS43 Lousa 2 10.50 km
18:00 SS44 Martinchel 9.00 km
19:45 SS45 Coruche 20.00 km

Leg 4 total: 176.00 km

Rally total: 685.00 km

Uma "quase-volta-a-Portugal", com início no Estoril e Serra de Sintra, sempre a subir em direcção ao Centro de Portugal (Figueiró e Campelo, Castanheira de Pêra), passando por Sever do Vouga, para terminar na Póvoa do Varzim, madrugada dentro.
No segundo dia, até à Serra de Arga, bem perto de Vila Praia de Âncora, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, regressando à Póvoa.
Terceiro dia a começar novamente na Póvoa, direcção Fafe, depois serra da Cabreira, serra do Marão, passando pela marginal da Régua para honrar o patrocinador da prova, para sul, até Viseu, via Lamego.
Último dia com a passagem pelos míticos 56 kms. do troço de Arganil (da Aldeia das Dez à entrada de Arganil, sempre pela serra do Açor), Candosa, Lousã, até Tomar para o almoço e os 2 últimos troços, Martinchel e Coruche (sim, a dos toiros...)

Por aqui se vê a dimensão brutal do que foi o rali de Portugal nestes tempos. Num tempo, recorde-se em que não havia auto-estradas, Vias Verdes, Áreas de Serviço 24 horas, etc. Imagine-se o que seria acompanhar esta prova no seu trajecto integral...

Hoje, esta prova resume-se a 9 troços que quase se tocam uns aos outros na serra do Caldeirão... Uma tristeza!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que recordações. O Tó Rodrigues, com o José Cotter ao lado, a mostrar porque razão talvez tenha sido o melhor piloto português de sempre - pelo menos o mais eclético. Toivonen brilhante em Sintra. E a lista de inscritos: Audi, Lancia, Toyota, VW, Nissan, um festim! Outros tempos, que infelizmente já não voltam. Mas estamos cá para os recordar. As viagens loucas nas EN e outras estradas para dar os tempos nos finais dos troços para a rádio com telefones de campanha, daqueles de manivela e tudo. Um rali a sério, com dureza, variedade, onde resistir por si só não chegava, mas a velocidade pura também podia não pagar dividendos.
25 anos, estou velho! Começava a dar os primeiros passos no jornalismo no “Motor”. Um privilégio para um “puto” que respirava motores desde tenra idade. Uma paixão que se tornou profissão, mas que nunca esmoreceu. Nove anos depois vivi, já no Autosport, outra experiência bem gira: fazer o Rali de Portugal, antes do mesmo ir para a estrada, num Opel Astra de série, mas pelo mesmo percurso e com horas como se estivesse em prova. Eu no banco do navegador, o Rui Freire ao volante. Uma viagem de loucos, na altura em que a primeira etapa, já sem Sintra e toda em asfalto, começava no Estoril e acabava na Póvoa depois de 900km. De seguida vinha a terra, muita terra, dura, espectacular. Uma delícia. Se tiverem esse jornal Autosport, final de Fevereiro, princípio de Março, façam uma visita.
JCC

Pat Pending disse...

Claro está que já não tenho esse Autosport, mas lembro-me muito bem de o ter lido na época!
Mais: o Opel Astra dessa magnífica viagem era vermelho!

Belas recordações despoletadas por este post!

Brevemente por aqui, a prometida lista dos bens de primeira necessidade para a viagem ao sul, para a edição deste ano do nosso Rali de Portugal. Que é o que temos...