5.29.2009

O manifesto do adepto

É bom ser adepto de um clube que chega ao final de Maio ainda em competição. É sinal que progrediu nas provas em que esteve envolvido. Que faz parte da elite, dos que mais longe foram no ano em curso. E isso tem muito valor.
Assim sendo, no próximo domingo, força Paços de Ferreira!

5.22.2009

Paolo Maldini

Retira-se este fim de semana o decano dos jogadores da bola do meu tempo.
Vejo jogar Paolo Maldini há tantos anos no AC Milan que já nem me lembro quando começou.
Apenas sei que é difícil ver outro jogador que termina a carreira a defesa-central, titularíssimo, aos 41 anos (!!) e sem ter trocado de clube na sua carreira.
Tive o prazer de o ver jogar uma vez ao vivo, no tempo em que o Benfica nos oferecia jogos europeus de qualidade quase todos os anos (há muito tempo, portanto...), integrando aquela que terá sido a defesa mais sólida da história da bola: Baresi e Costacurta a centrais, Maldini a lateral esquerdo (onde começou a carreira), na época em que o AC Milan ganhou tudo, muitas vezes...

Um jogador fabuloso, apreciado pelos seus feitos em campo (a que acrescentou sempre uma enorme correcção) e pela classe feminina em geral, acrescente-se...

5.11.2009

As Noites do Parque, alguns anos depois...

Sexta passada, ao serão.
Telefonema tardio, notificando a presença no concerto das CSS - Cansei de ser Sexy, que acabaram por ser uma pérola nos últimos 10 anos de concertos de Queima das Fitas em Coimbra, pautados por uma absoluta falta de critério na escolha das bandas.
Sapatilhas de guerra calçadas (ainda com o pó amarelo da Serra do Caldeirão entranhado...), lá fui.
Primeira nota: o espaço de público para assistir aos concertos está reduzido a metade do que conheci até 2000. Mais: não estará muito longe do que reservava o antigo espaço em frente ao coreto do Parque antigo, com a diferença do palco actual ser infinitamente maior...
As tendas de música e demais barracame vêm ganhando terreno, pelo que não me espantará que dentro de alguns anos as ditas Noites do Parque não sejam mais que um conjunto de discotecas em formato tenda, agregadas num único espaço. Deprimente, para dizer o mínimo.
Segunda nota: o restante espaço está ocupado por umas 5/6 tendas gigantes, com música que apenas admite 2 tons: o tom pimba e o tom house/techno.
Assim sendo, terminada a actuação das meninas (presenciada por um grupo de pessoas mínimo...), passadas as ditas tendas em revista e principalmente ouvindo o que se ouvia por lá, a minha vontade de ficar pelo Parque muito tempo rapidamente se esgotou.
Julgo mesmo que nem que carregasse fortemente em bebidas coloridas daquelas que os estudantes bebem ao balde (eu que nesses tempos não abandonava o trio cerveja - vinho e whisky, apenas quebrado em favor de uma ou outra caipirinha e um ou outro gin tónico em início de hostilidades...) por ali conseguia ficar muito tempo...

Numa palavra e por aqui me fico sobre a apreciação à actual festa dos Estudantes em Coimbra: descaracterizada.

O sossego da cidade

Recupero o que foi dito em 2007 por aqui (e que por ser assunto mais que dispiciendo, não mereceu em 2008 nenhuma linha a propósito), apenas para relembrar que o dia de ontem nos ofereceu uma final do Estoril Open que (ao que consta, porque não vi) foi disputada e interessante, um AC Milan - Juventus rijo mas fraquinho e que o resumo do GP de Espanha de F1 que deu logo a seguir (corrida esta que também não pude ver em directo à hora de almoço) passou em revista tudo o que de importante se passou pelo Circuito de Montmeló, onde Jenson Button voltou a ganhar e onde a Ferrari deu mostras de ter já dado 2009 como ano perdido.

Quanto ao resto, tudo calmo e sossegado na cidade, como é costume. Porque há coisas que nunca vão mudar, por muito que isso lhes doa.

Bela Vista Social Club

Diz-se por aí que as barricadas, os carros incendiados e tudo o resto que se tem passado no bairro setubalense é a voz do povo desesperado, a crise, etc.
Dizem outras vozes que se trata de meia dúzia de vândalos a aproveitar a onda para fazer disparates, causar danos, etc.
Sigo as segundas, depois de imagens vistas ontem na TV: o povo, pobre ou rico, mergulhado na crise ou ainda com a cabeça fora dela, com emprego ou sem emprego, não corre bombeiros à pedrada e à paulada, que tinham sido chamados para apagar o fogo que consumia um carro, incendiado pelos ditos vândalos.
Um conselho aos Voluntários de Setúbal: para a próxima, deixem arder.

5.06.2009

"¡Es una jodida vergüenza!" (We all follow Man United)

Disse Didier Drogba (um dos meus jogadores preferidos de todo o sempre), para quem o quis ouvir, frustrado pelo final de jogo e pelo assalto de que se sentiu justificadamente vítima, no final do electrizante Chelsea-Barcelona que ditou a passagem dos culés à final da Champions.

Assim, teremos Lionel contra Cristiano, o Olímpico de Roma como palco da decisão sobre o melhor do mundo em 2009. (Merda. Esta frase é do mais L. Freitas Lobo que me podia ter saído...)

Cá por mim, voto no espectáculo que é o futebol jogado por quem o sabe realmente jogar.

Claro está que neste pano de qualidade caíu uma noite Olegária de um norueguês qualquer de ar atarantado e apito na boca, assim meio pançudo - coisa que já não se usa no meio referee... - , que se esqueceu de marcar uns claríssimos 3 penaltis contra o Barcelona (se calhar, mesmo 4...). Volta Pierluigi Collina, subito!

De hoje a 3 semanas, sem falta para a final da Champions League:

- Uma garrafa de branco de 2008 fresquinho (que pode muito bem ser o Sauvignon+Viosinho Vale do Nídeo 2008);
- Um queijinho Camembert com umas bolachas ultraslim CARR´s.

Em frente à TV, para não perder nada do que se vai passar.

E se não for pedir muito, joguem muito. Ao ataque. Todos.