3.02.2005

Via Verde



Ouço hoje de manhã que a Brisa vai aumentar novamente as portagens, fundada nos acertos financeiros que tem que fazer pela aplicação da Classe 1 aos monovolumes, mais uma negociata miserável dos nossos Governos.
Se os senhores da Brisa mais os do estado (a escrever com letra cada vez mais pequena...) pusessem os olhos na rede - gratuita - de vias rápidas em Espanha e no serviço prestado pelas autopistas Espanholas pagas e comparassem tudo isto com a MERDA de pisos, traçados e constantes armadilhas, obras e atrasos que nos oferecem como contraprestação do (altíssimo) preço que pagamos para entrar na ranhosa rede de autoestradas portuguesas, tal cotejo era desfavorável demais para ser verdade...
Aliás, o cortejo de Porsche Cayenne, Mercedes E Station, BMW X5, BMW 535d Tourings, Volvo XC90 e afins de matrícula portuguesa que desfilavam pelas carreteras espanholas no regresso da saison de neve carnavalesca há 15 dias atrás não deve ter deixado, do alto das suas suspenões pneumáticas com ajuste inboard, de fazer essa comparação.
Em remate desta triste história portuguesa, diga-se que é mais fatigante fazer Vilar Formoso - Coimbra em IP5, IC24 e IP3 (250 Kms.) do que os restantes 1100 de Andorra a Fuentes de Oñoro.
Já agora, aproveitando para atestar o depósito com gasolina 95 sin plomo a 78 cêntimos antes de entrar aqui, no nosso pobre país, que como dizia o malogrado José Cardoso Pires, "não é um país, é um sítio mal frequentado"!!

Sem comentários: