4.13.2005

Je parle Portugais



Nunca tive aulas de francês. A minha segunda língua estrangeira no liceu foi o alemão do qual guardei uma difusa e inconsistente prática.

Ouvi pela manhã que o nosso Presidente ofereceu um serão cultural às elites francesas com exemplos de música e cultura portuguesa.

Foi convidado para actuar Rodrigo Leão e seus amigos. Sou suspeito ao falar deles porque sou um fã absoluto do seu trabalho, na senda da nobilíssima linhagem iniciada com a Sétima Legião.

Mas isso não me impede de criticar a escolha, pelo menos isolada, feita pela Presidência para marcar e evidenciar Portugal lá fora.
Que será feito de Carlos do Carmo, por exemplo?

E dos demais fadistas da nova geração?

Aqui já sou insuspeito porque não sou um grande apreciador do género.

Não seria mais certeiro o tiro, para promover a língua portuguesa, do que escolher um artista e uma banda que compõe músicas em regime multilingue?

Não será esta uma visão demasiado moderna ou mesmo elitista do nosso PR?

Com que então - goste-se ou não - o fado cantado em português já não nos representa condignamente?? Ou mesmo os Madredeus?

Depois admiram-se das reacções dos nossos emigrantes, que até tinham lá ido ao serão musical ouvir falar português...

Admirem-se também do sucesso de cromos como o Tony Carreira, ilustrado à saciedade numa reportagem extremamente conseguida na SIC exibida no passado fim de semana.

Começam a ser demasiadas barracas e incidentes do género: relembre-se a vergonhosa escolha de vinhos chilenos e argentinos num banquete de Estado oferecido pela Presidência na recente viagem à China, quando até - pasme-se!! - a plataforma ViniPortugal tinha disponibilizado uma quantidade enorme de vinho português para a viagem à mais próspera economia do mundo!!!

UM POUQUINHO MAIS DE DIGNIDADE SENHORES! "ISTO" (=Portugal) NÃO É ASSIM TÃO MAU! Não é pecado publicitar e puxar pelo país lá fora...

Por falar em França, cá me fico a ouvir, deliciado, o Moon Safari dos AIR...

Sem comentários: