4.08.2005

Ladrão! Gatuno! Bandido! Filho da p...! Vai para o car...!



A propósito desta sanção sofrida pelo Bitória de Guimarães, relatada pelo Terceiro Anel, manifesto a minha costumeira opinião parcial e subjectiva:
é aceite na sociedade que ir ao futebol constitui muitas vezes um escape para o stress do dia-a-dia, onde a malta vai descarregar as chatices da semana.
O ex-ministro Bagão Félix disse mesmo numa entrevista recente que não se coíbe de chamar uns nomes ao árbitro quando assiste aos jogos do seu querido Benfica e interpreta os juízos do senhor de preto como roubalheira.
Ir á bola é intervir, comentar, invectivar, além de apoiar e gritar pela nossa equipa.
O que já não se compreende é o insulto gratuito e pior ainda, racista que se ouve bastas vezes por aí.
O tal grito de "filho da puta" ao guarda-redes sempre que marca o pontapé de baliza é de uma grunhice absoluta, porque gratuito.
Já não é tão gratuito se é o próprio guarda redes a "fazer ronha" e a gozar com os adeptos ao demorar tempo a repôr a bola em jogo (com a conivência do árbitro). Eu avisei que isto não é imparcial, aqui a pena corre ligeira!!
Por falar em guarda-redes, houve um episódio hilariante num jogo de andebol da AAC há muitos anos, em que a Mancha Negra colocada atrás da baliza do adversário, repetiu o grito "o 1 é rabo" (número do guarda-redes) até que ele lhes fez o costumeiro pirêto e foi expulso pelo árbitro...
Pior é mesmo o cântico preferido dos Andrades quando estão a ganhar a uma qualquer equipa: "SLB, filhos da puta SLB". A menoridade desta gente passa por aqui, ao invés de festejarem as vitórias do seu próprio clube chamam nomes a um clube que nem sequer está a jogar! No mínimo é curioso e demonstra quanta sombra esse glorioso clube lhes faz... Enfim, trogloditas!
refira-se a propósito que este cântico no Dragão é alegremente entoado por toda a família e condição de adepto, desde os fanáticos das claques até ao Doutor de lugar central cativo. Ou não foi para as bandas do FCP que um dia um adepto (Guarda Abel) disse que preferia ser corno e partir uma perna a ser benfiquista??
Já no Alvalade XXI a moda foi tentada pelas claques, mas a reacção dos sócios foi contrária e a meu ver exemplar: assobiaram as suas próprias claques!
Sem a mínima qualificação é a "imitação do macaco" com que muitas vezes os adeptos brindam um jogador de côr da equipa adversária. Já se lembraram, seus burros de merda, que também têm jogadores negros na vossa equipa e que eles muitas vezes são os melhores jogadores em campo e os que vos dão mais alegrias? Não precisaria de lembrar Mantorras, Benni McCarthy, Liedson, Dário Monteiro e o grande Eusébio...

Sem comentários: