1.04.2008

O balanço daquilo que antes de o ser já o era

Balanço este que visa em concreto a anulação pura e simples do Lisboa-Dakar 2008:

1 - Estou com todos aqueles que afirmam que assistimos a uma estrondosa vitória, ainda para mais sem grande esforço, do terror sobre a liberdade. Anular-se um evento de 20 dias, que move milhões de Euros e centos de pessoas, que tem honras de dezenas de horas de TV, com fundamento em ameaças terroristas não concretizadas, com esta rapidez e decisão, é obra para encher de júblio essa cáfila de sarracenos que anda por aí;

2 - Será difícil convencer algum patrocinador a apostar nesta prova nos anos mais próximos, caso ela se desenrole no continente africano. Também, se mudar de continente, fica desde logo declarado o seu óbito.

3 - Não queria estar na pele de nenhum dos concorrentes, sejam os pro´s oficiais, sejam os mais puros amadores. Estive no CCB nos 2 últimos anos na quinta-feira anterior à prova e testemunhei o entusiasmo, a pica, a alegria e adrenalina de todos os que compunham a caravana desta prova. Quem honrará os compromissos financeiros com os patrocinadores?

4 - Porquê cancelar só na véspera, a horas da partida da prova para a estrada? A ameaça só chegou ontem? E pergunto ainda: se a prova arrancasse de Paris, será que a A.S.O. teria coragem de anular TUDO como fez aqui? Creio que não, infelizmente...

5 - A parte portuguesa do Lisboa-Dakar safou-se in extremis de causar mais engulhos a esta prova. Relatos diversos dão conta que a primeira etapa, que se disputaria amanhã, seria um verdadeiro caos, e este cairia em cima da organização portuguesa com estrondo. A mistura de imensa lama, caminhos intransitáveis porque alagados, com a projectada invasão de centenas de milhar de pessoas a uma zona tão restrita ia ser um problema muito sério de resolver.

6 - Como é tradição também, TODA a imprensa escrita e falada vai dedicar-se extensamente a dissecar este triste evento. Aliás, desporto automóvel nos media só quando há sangue...

7 - Outro tema que procurarei na imprensa é a relação da petrolífera Total e das seguradoras francesas da prova com esta decisão. Para confirmar os rumores segundo os quais ontem à noite já era certo e sabido que a prova estava condenada.

8 - A organização de João Lagos deve apanhar um rombo financeiro enormíssimo com esta anulação da prova. Mais um a quem não gostava de vestir a pele...

9 - Incrível a quantidade de comentários sentidos de adeptos no Fórum do Autosport no decurso desta notícia.

10 - Seja de que forma for, terrorismo, política, interesses económicos, a vida anda a ter menos graça. Coisas boas que acabam ou mudam para sempre.

11 - O futuro? Temo que Dakar, com a configuração actual, tenha terminado hoje.
Podemos vir a ter provas extensas às portas da Europa, ou então assistirmos à migração da grande aventura para a América do Sul. Guardemos pois os relatos de José Megre e todos os outros sobre as 29 edições do Dakar.
Mas o cruzamento do continente africano em competição talvez tenha sido hoje posto definitivamente em causa. Daqui a um ano veremos.

Últimas - Valha-nos o facto dos ralis não atraírem tantas atenções. Pode ser que nos deixem continuar a assistir a eles em paz e sossego.
Fiquei muito triste com o que se passou hoje. Estava mesmo com vontade de voltar a ver esta prova. Os blusões e botas estavam a postos, a bateria da 400d carregada e o cartão de memória vazio. O frigorífico cheio de pacotes de sumo e vários pacotes de bolachas Maria Torrada alinhados ao lado. Merda para isto.

Sem comentários: