10.07.2008

Bomba "Antónia"

Rendo aqui a devida homenagem à chegada ao mercado português de uma das mais infernais encarnações do demo em vestes automóveis:

Mitsubishi Lancer Evolution.



Mais informações aqui.

Sobre ele quero apenas dizer que na sua versão VII (sétima iteração, diriam os informáticos...) - este é a versão X, a propósito... - foi, sem qualquer margem para dúvida, o carro mais espectacular que algum dia conduzi.
Uma máquina de competição, com todos os tiques e manias da espécie, em versão stradale (como diriam os italianos) ou road legal (para os ingleses).
Tenho muitas saudades de lhe esgotar o regime do motor, até perto das 8000 rpm e de trocar aquelas mudanças de uma mãozada só. Ou de o conduzir à chuva. Ou de demorar uns míseros 6 segundos de 0 a 100 km/h.
Gostava de levar este amigo a passear aqui perto, na região centro, num sábado de manhã cheio de sol.
Por exemplo, num pequeno passeio a partir de Coimbra, via estrada do rio até Penacova (para o warm-up), depois rumo a Poiares pela serra, para Góis (com uma foto na ponte de pedra...), subir ao Colmeal. Parar um pouco para ganhar fôlego. Depois cruzar a Selada das Eiras, descer a Folques, subir a Alqueve e terminar com a ligação por Côja aos Penedos Altos, terminando na vertiginosa descida até ao Piodão.
O habitat natural de um carro como este, infelizmente uma espécie em vias de extinção...

Sem comentários: