9.15.2005

Teenage Fan Club

En passant simultaneamente pelo Auto-Hoje com a reportagem do Salão de Frankfurt e por Jealous dos Gene Loves Jezebel, constato com alegria e alguma saudade a reedição, noutras vestes, de um clássico da adolescência.
Que vinha muitas vezes acompanhado daquela música e de outras como Cult, La´s, etc.
Trata-se de um VW Golf GT 1.4 (sim, mil e quatrocentos...) com 170 cavalos.
Ora imaginando o baixo preço a que se vai vender por cá, para gáudio dos jovens condutores, não podia deixar de recordar os perigosos porém gloriosos tempos do clássico...

VW POLO G40 !!!

Essa máquina infernal que partia compressores a eito*, se dobrava a curvar, que a chover era um perigo enorme, era atarracado por dentro e muito mal acabado, mas:

830kg e 115cv (Ui!!);
tinha um trabalhar lindíssimo;
era estupidamente barato (2800 contos de então, 14000 € de agora);
tinha uns pormenores de estilo de enorme bom gosto - jantes BBS raiadas, bancos de xadrez e faróis brancos;
vinha equipado de série com um rádio Blaupunkt com RDS com um som magnífico (atenção, estávamos em 92-93...);
andava muitíssimo;

Basicamente, era o carro a ter pelo teenager da época! E que custou aos pais dos meninos muita conta na VW de mecânica e principalmente de chapa!

E não é que, via Google, reparo que o clássico destruidor de adolescentes até tem uma página portuguesa dedicada???

É lindo tudo isto...

*Recorde-se o olímpico episódio da ruptura de um compressor a 160 no "garrafão" da ponte 25 de Abril, que terminou com o Polo bloqueado na rotação máxima a fazer vários piões antes de estoirar totalmente o motor, já junto às cabines de portagem, semeando o pânico entre os commuters que se dirigiam para a capital...

Sem comentários: