Plagiando barbaramente o engraçado nome do bar da Ribeira do Porto (conhecido como o "aquecimento pré-Batô"), para reduzir a escrito, para memória futura, as minhas escolhas do concurso "melhores carros 2008" promovido pelas revistas do grupo Motorpress.
Para comparação futura com a votação colectiva, para ver se ganho o curso de condução desportiva da Porsche no Autódromo do Estoril (omygwd, isso é que era...) e para retomar o inesgotável porque subjectivo tema dos automóveis:
Classe A - Superminis
Equilíbrio entre o Mini e o novo Fiat 500
Aguardando a chegada da versão Abarth com 150 cavalos deste patusco italiano, que virou objecto de culto em Roma, como constatei na semana passada in loco.
Classe B - Veículos Pequenos
Toyota Yaris e o novo Mazda 2
Já agora, desde quando é que o Toyota Yaris é um "veículo pequeno"? Por dentro, é mais habitável que um BMW série 3...
Classe C - Segmento Médio / Inferior
BMW Série 1 e Toyota Auris
Paixão ou razão. A costumeira questão. Que cairia inapelavalmente para o lado da paixão no caso de um 123d 3 portas com kit M Sport (sim, 204 cavalos num 1...) azul escuro.
Classe D - Veículo Médio
Lexus IS e o novo Mazda 6
Ou melhor, o IS220d com som surround Mark Levinson e a carrinha Mazda 6 que sairá em Março.
Classe E - Veículo Médio Superior
BMW série 5 e Lexus GS
O primeiro se vivesse na Europa, o segundo se vivesse na América.
Qualquer um, se fosse portador de GALP Frota de empresa com plafond ilimitado.
Classe F - Luxo
Bentley Flying Spur e BMW série 7
Ou como tornar um carro parecido com uma saboneteira do IKEA (a versão Coupé do Bentley) em algo bastante mais interessante e ao mesmo tempo adquirir uma berlina que dá 320 km/h reais e tem tracção às quatro rodas, por um lado; Por outro lado, andar de limousine, curvar como um desportivo e gastar 8,5 litros de gasóleo aos 100 (730d).
Classe G - Desportivos
Porsche 911 e Ferrari F430
Não há aqui dilema nenhum. Desportivo é 911, period.
O opositor italiano aparece aqui porque jamais me esquecerei do dia em que vi um fulano com pinta de futebolista da Premier League, preto, esguio e impecavelmente vestido, a pôr um 430 Spider preto a trabalhar em King´s Road, bairro de Chelsea, Londres, uma vez que ia a passar a pé por lá... aquele ruído de carro de corrida ao ralenti...
Classe H - Cabrios
Aston Martin V8 Volante e DB9 Volante
Quanto a estes, é pacífico o entendimento segundo o qual serão os 2 carros mais bonitos do mundo (juntamente com o Alfa 8C Competizione).
Não serão os melhores, não seriam aqueles que compraria, não serão os mais desportivos, blá blá blá.
Mas convenhamos: a imagem de um V8 Volante azul escuro ou british racing green, qualquer um deles estofado em pele camel, de capota aberta a ronronar numa estrada marginal é o topo dos topos no que respeita a estética automóvel!
Classe I - Todo o Terreno
Toyota Land Cruiser 140 e Mercedes G
Não gosto de coisas aparentadas com um jipe mas que não o são.
Coisas bonitas como o BMW X5 e X3 ou Mercedes ML.
Jipe ou todo-o-terreno é uma coisa pesadona, com motor diesel, redutoras, chassis separado da carroçaria, capaz de levar os ocupantes a qualquer lado, haja ou não caminho, neve, lama, corta-fogo, whatever, e ao mesmo tempo andar a 200 na auto-estrada a ouvir música no fim da passeata, tudo em grande conforto, até mesmo com uns bons bancos de cabedal.
Acresce ter que ser um carro que nunca avarie ou se queixe dos tratos do condutor retribuindo com barulhos, grilos, vibrações, etc., motivo pelo qual nunca um Land Rover caberia nesta eleição...
Desta forma, só mesmo aqueles 2 exemplares, aos quais podemos eventualmente juntar o Toyota Land Cruiser normal, o Mitsubishi Pajero e o Nissan Patrol GR, cumprem os requisitos.
Então se pensarmos nesta nova versão do Toyota Land Cruiser 140, com motor V8 Diesel com 280 cv, um interior super-luxuoso e a manutenção das suas elevadíssimas capacidades TT, está encontrado o vencedor desta classe.
Classe J - Monovolumes
Confessso a minha ligeira embirração com este tipo de carros.
Curvam mal, são em regra pesadões e desinteressantes de conduzir. Apesar do conforto e espaço interior. Mas para ter espaço, prefiro SUV´s ou jipes.
Ainda assim, 2 votos: Toyota Corolla Verso e Mazda 5.
E é tudo.
11.08.2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário