11.30.2005

Já agora, para não ser só bater e criticar:

Algumas pistas e soluções para reduzir a "guerra civil" nas estradas:

1 - Estabelecimento de limites de velocidade variáveis de acordo com as condições meteorológicas (à semelhança do que acontece, creio eu, em França): de 120 para 100 km/h em Autoestrada, de 90 para 75 em estrada em caso de chuva e/ou nevoeiro. Punição severa para os prevaricadores.

2 - Compra imediata de impermeáveis para "vestir" aos radares para que eles funcionem quando devem: justamente quando chove, altura em que o desrespeito pelos limites de velocidade é mais letal. Ao invés, terminar com a ridícula "caça à multa" de montar o dito radar ao meio dia de uma manhã de sábado numa via rápida deserta e sequinha com bom piso.

3 - Abolição imediata do esquadrão Subaru Impreza e BMW 330 d "descaracterizados", pintando-os com as cores oficiais da BT e fazendo-os circular assiduamente nas estradas.

4 - Renovar e ampliar o parque de motos da BT: são muito eficazes a perseguir grunhos que se portam mal na estrada, impõem respeito e não são tão feias como os Nissan Almera da BT.

5 - Modificar radicalmente o IA de modo a que possamos, à semelhança dos outros países europeus, adquirir carros maiores, menos poluentes e mais seguros.

6 - Criar a possibilidade de cassação da carta por "falta de idoneidade e civismo", para punir casos como os de marcha-atrás em auto-estradas e acessos a vias rápidas (o "ups-enganei-me-porra-vou-voltar-para-trás-que-não-vem-lá-ninguém"), os dos assassinos que ultrapassam em traços contínuos e os filhos da puta que aceleram quando os estamos a ultrapassar, olhando de soslaio pelo espelho retrovisor.

7 - Proibir folclores como o tuning e os escapes livres.

8 - Reprimir fortemente o "comboio de domingo", situação visível aos Domingos ao fim da tarde, em que vários carros de familiares e/ou amigos, invariavelmente bêbados e de bandulho atestado, circulam devagaríssimo estrada fora colados uns aos outros, não deixando espaço para ultrapassar (quem sabe se tentando impedir a quebra da harmonia grunha instalada) e a espaços, travando violentamente, como que para sacudir os fartos peitos da Adosinda sentada com ar enfastiado no lugar do pendura e provocando o bolsar dos pequenos Fábio André e Cátia Cíntia que andam à chapada no banco de trás da Hyundai Leganza Estate bordeaux.

9 - Incentivar (até pela via do subsídio) os esquemas sazonais de transporte em autocarro de e para discotecas e bares. Conta quem já experimentou que é o delírio meter 50 bêbados num autocarro às 8 da manhã, e ninguém tem necessidade de pegar em carros.

10 - Atribuir um vale de 150 € a todos os que queiram fazer um curso de condução defensiva ou de aperfeiçoamento de condução, testando em ambiente controlado como dominar um carro sobre gelo ou em aquaplanning, entre outras manobras defensivas.

11 - Criar inspecções-expresso obrigatórias e regulares (com maior frequência nos meses de Outono - Inverno) aos pneus dos carros: não podia demorar mais de 10 minutos, seria obrigatória e determinaria no limite o selo vermelho com indicação de mudança imediata dos pneus com defeito ou gastos.

12 - Obrigar TODAS as escolas de condução a possuirem para aulas obrigatórias: um carro de tracção à frente (os normais Golf, Astra e afins), um de tracção traseira (um qualquer BMW servia), um integral (um Subaru), um jipe dos grandes (Pajero longo, Patrol GR), um carro com mais de 5 metros de comprimento (Mercedes E Station era o ideal...), um furgão (Ford Transit) e um com mais de 200 cavalos (Nissan 350 z). Pelo menos 1 vez todo o candidato à carta devia experimentar estes tipos de carro.

13 - Aumentar os limites de velocidade para 150 km/h em Autoestradas e vias equiparadas e para 110 em estradas. Mas dar valentemente no cabaço a quem violasse estes limites.

14 - Criminalizar a falta de seguro automóvel e reforçar a dotação do Fundo de Garantia Automóvel, que acode aos desgraçados que se vêm envolvidos em acidentes com grunhos sem seguro.

Por ora é só.
Aceitam-se mais contributos.

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